Papéis de responsabilidades na Classificação da Informação.

Classificação da Informação

Olá CyberAholic, neste post quero dar uma visão sobre os papéis de responsabilidades envolvendo a classificação da informação. Este tópico fará parte de uma série de posts envolvendo a classificação da informação. Espero que curtam e comentem.

Esses papéis são importantes para uma boa definição do processo de classificação, da rotulação e do tratamento da informação. Por meio desses papéis é possível identificar quem estará envolvido no ciclo de vida da informação, por exemplo, no descarte dela. Também considero esses papéis essenciais quando da criação da política de backup, pois eles esclarecem e ajudam a TIC na identificação da real importância daquilo que está sendo copiado para fitas ou D2D.

Os papéis são:

Proprietário da informação – é ou são as pessoas que devem classificar a informação.

Custodiante – é aquele que administra a informação. Ele faz a guarda mas não necessariamente usa a informação.

Equipe de segurança –  Gerencia todo o processo e se assegura tecnicamente sobre a classificação, rotulação e o tratamento.

Gerente de usuário – Estes gerenciam os usuários que usam a informação por necessidade de suas atividades. Este deve solicitar tais acessos à equipe de segurança e indicar o grupo de acesso correspondente. Ele também orientará os usuários sobre a importância da classificação, rotulação e tratamento. Deverá fortalecer, sempre que possível, a importância da política de classificação da informação.

Usuário final – Usa a informação na sua atividade diária.

É muito interessante sabermos os responsáveis e sensibilizar à todos por meio de conscientização, treinamento e educação para que essa política de classificação da informação tenha a força necessária para a devida proteção do conhecimento.

So stay tuned!

By TNEG – Transformação de Negócios e de pessoas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *